Hoje um aluno perguntou-me por que a palavra "maçom" é com cê-cedilha.
Lembrei-o sobre a reforma ortográfica de 1943 (válida até hoje) na qual toda a palavra que não fosse de origem portuguesa deveria passar por uma adaptação. Assim sendo, o que tiver som de Z passará a ser escrito com S; o que tiver som de S deverá ser escrito com Ç; som de x ficará com X mesmo; G passa a ser J; E passa a I e O passa a ser U. Portanto a palavra maçom, por ter origem francesa, passou a ser escrita com cê-cedilha e significa pedreiro.
A maçonaria também é conhecida como Francomaçonaria. O nome se originou por influência dos mestres-de-obra das catedrais medievais. Na Inglaterra, o termo usado é "freestone mason".
A maçonaria é uma entidade filantrópica, parcialmente secreta e não religiosa. Ela busca a verdade, com base na razão e na ciência, e estuda as leis da natureza. Os integrantes desta sociedade devem seguir rígidos valores morais e éticos.
Para a maçonaria, tudo o que existe foi criado por um Deus único, chamado de o Grande Arquiteto do Universo. Além de pregar a imortalidade do espírito, a filosofia maçônica combate todo tipo de dogma e superstições. A felicidade é consequência natural da elevação espiritual e da consciência tranquila.
O lema que motivou os revolucionários franceses("liberdade, igualdade e fraternidade") também rege a maçonaria. Todos os homens são iguais, independentemente da origem étnica, religião ou posições políticas. Os direitos e deveres também devem ser os mesmos para todos. Os homens devem se tratar como irmãos, já que são criaturas de um único Criador.
A ciência, a justiça e o trabalho são exercícios fundamentais para o maçom. Enquanto a ciência esclarece e eleva o espírito, a justiça enaltece as relações humanas. O trabalho é fundamental para que o homem se torne digno e independente. A prática da virtude faz com que o maçom cumpra seus deveres com a família e com a sociedade sem impor seus interesses pessoais. A fraternidade universal pode ser resumida na frase: "respeito a Deus, amor ao próximo e dedicação à família".
A principal regra a ser seguida é a Constituição de Anderson, de 1723, formulada por Anderson, Payne e Desaguilliers, para a recém-fundada Grande Loja de Londres.
Os únicos segredos da maçonaria são: os meios usados pelos maçons para se reconhecerem entre si, em qualquer lugar do mundo, o modo de interpretar os símbolos e como são feitos os rituais maçônicos.
Um abraço!
terça-feira, 10 de julho de 2007
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário